Notícias

Servidores municipais são certificados em Escuta Especializada

Publicado em 22/03/2022

Na manhã desta terça-feira (15/3), servidores e agentes de instituições que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Camaçari receberam seus certificados do curso de Escuta Especializada, ministrado pela Universidade Corporativa do Brasil em parceria com a Childhood Brasil. A formação foi promovida pela Secretaria de Governo (Segov), com apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A entrega dos documentos ocorreu no auditório da Segov, situado no Centro Administrativo de Camaçari (CAC).

O curso ocorreu na modalidade a distância e totalizou 120 horas-aulas. Abordou conteúdos como, marcos normativos internacional e nacional da escuta especializada; sistema e garantia de direitos; redes de serviços e atendimento integrado; diversidade cultural e suas implicações; além dos tipos existentes de escuta especializada, dentre outros temas.

José Matos, gestor da Serin, evidenciou o valor da qualificação. “É muito importante, sobretudo para as crianças do nosso município. Esse curso, em essência, demonstra a preocupação da gestão com este segmento da sociedade”, destacou. Matos ainda frisou, que, em breve, Camaçari passará a contar com um espaço dedicado à escuta protegida de crianças e adolescentes, vítimas de violência.

De acordo com Janete Ferreira, articuladora da 7ª edição do PPAC, coordenadora do GT/PMIA e assessora especial da Serin, o próximo passo será o de replicar a formação para os demais agentes da rede de proteção. “A escuta protegida vem para agregar valores, buscando dar conta de detalhes na interpretação de leis que a ordenam. Com esses certificados, partiremos para a formação de outros servidores que também estarão engajados nesse processo”, explicou.

Hilton Alves, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), agradeceu à prefeitura a oportunidade, chamando a atenção para a necessidade de se fazer uma grande campanha para que a vitimização da criança ou do adolescente, sequer aconteça. “Eu reconheço que atualmente eu não teria condição de pagar um curso daquele porte. Depois de passar pela formação, hoje compreendo a criança não para ter pena, não faço caridade, ou ajudo a criança. Eu garanto o direito dela! O trabalho que precisamos fazer é para nem precisar escutar essa criança. O agressor precisa saber que existe punição”, salientou.

Carol Bulhões, psicóloga e técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), destacou o caráter agregador do curso. “Acrescentou muito a formação, e descobri como uma escuta mais desenvolvida e focada faz toda a diferença”, reconheceu.

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq, em conjunto com o Grupo de Trabalho do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (GT-PMIA) foram as instâncias operacionais da formação.

A Childhood Brasil dedica-se à implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e à sensibilização integral da sociedade em torno da proteção da infância e da adolescência. Tem como missão estimular, promover e desenvolver ambientes de apoio e soluções para prevenção e enfrentamento do abuso, exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes.

Com informações da Prefeitura de Camaçari – BA e fotos Jean Victor

Compartilhe esse conteúdo

Postagens relacionadas

  • Notícias

    07/02/2024

    Saiba mais
  • Notícias

    26/10/2023

    Saiba mais
  • Notícias

    09/08/2023

    Saiba mais

Leave A Comment