INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Com o intuito de contribuir com a formação de profissionais qualificados para atuarem na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em todo o país, a Childhood Brasil em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil e a Equidade desenvolveram um curso inovador de escuta especializada focado no atendimento integrado e na implementação da Lei 13.431/17 na rede de proteção.

O curso foi elaborado pelas maiores referências nacionais sobre o assunto que atuaram diretamente no processo de concepção e implementação da Lei 13.431/17 (Escuta Especializada) e de sua regulamentação (Decreto 9.603/18). O curso é indicado a todos os profissionais que atuam e/ou pretendem atuar profissionalmente na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual, reduzindo assim, os índices de violência e revitimização. Em função da obrigatoriedade de implementação dos novos parâmetros em todo o país, esse curso abre uma nova perspectiva de atuação profissional que será demandada em todas as cidades do Brasil.

A violência praticada contra crianças e adolescentes e a revitimização. Marco normativo da escuta especializada. Sistema de garantia de direitos, redes de serviços e o atendimento integrado. Desenvolvimento infantil, diversidade sociocultural e suas implicações para a atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Tipos de escuta e a escuta especializada. Diretrizes para a integração dos serviços e parâmetros gerais para a implementação da escuta especializada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1 – A violência praticada contra crianças e adolescentes e a revitimização: conceitos de violência, caracterização e consequências da violência contra crianças e adolescentes, processos de revitimização na rede de proteção e no sistema de justiça.

UNIDADE 2 – Marco normativo da escuta especializada: Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Resolução No. 20/2005 da ECOSOC, a Lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018.

UNIDADE 3 – Sistema de Garantia de Direitos, Redes de Serviços e o Atendimento Integrado: diretrizes estabelecidas pela Lei 13.431/2017 e pelo Decreto 9.603/2018 para o atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

UNIDADE 4 – Desenvolvimento infantil, diversidade sociocultural e suas implicações para a atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência: recortes etários, fases do desenvolvimento infantil, diversidade de gênero, de etnia e as implicações dessas variáveis no processo de escuta especializada e depoimento especial.

UNIDADE 5 – Tipos de escuta e a escuta especializada: novos parâmetros utilizados na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência estabelecidos na Lei 13.431/2017 e no Decreto 6.903/2018.

CARGA HORÁRIA

120 horas/aula.

PÚBLICO-ALVO

Assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, advogados, conselheiros tutelares, professores e demais profissionais que atuam na rede de proteção dos municípios brasileiros.

Apresentação do curso de escuta especializada

Professores

Prof. Dr. Benedito Rodrigues

Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades Johns Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas. Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes. Estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. É diretor executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).

Itamar Batista Gonçalves

Pós-graduado em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e bacharel em Geografia, ambos pela Universidade São Paulo (USP). Atua na área de crianças e adolescentes desde 1986. Ingressou na Childhood Brasil em 2007 como gerente de advocacy. Dentre os trabalhos realizados na organização, destaca-se a coordenação da pesquisa Depoimento Sem Medo (?): Culturas e Práticas Não Revitimizantes e coautoria das publicações Escuta de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual – Aspectos Teóricos e Metodológicos e Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência Sexual – Metodologias para Tomada de Depoimento Especial. Atua como consultor e palestrante na área dos direitos da criança e do adolescente.

Gorete Vasconcelos

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social – PUC/SP, Especialista em Violência Doméstica – USP/SP, Psicologia Clínica – UNICAP/PE, Aprimoramento no CEARAS/ Faculdade de Medicina/USP, Gestão do 3º Setor – GESC/MBAs/USP, Bolsista do CNPQ (2005/2007). Membro Fundador: Movimento Social Pacto São Paulo Contra à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Cooperativa dos Psicólogos de PE/UNIPSICO, Centro de Estudos e Pesquisas de São Paulo/CEPESP; Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual -CEPARVS/FAFIRE, Sócia Fundadora da G&M Apoio a Projetos Sociais – ME. Foi consultora da Word Vision, Plan Brasil, Universidade de Brasília – UNB, Childhood Brasil (durante 05 anos), CRAMI/ABC, Ministério do Turismo /MTUR, Gol de Letras, Fundação Orsa, Fundação ARCOR.

Diferenciais

  • Curso 100% online, assista quando e onde quiser

  • Professores mestres, doutores e referências nacionais sobre o assunto

  • Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) válido em todo o território nacional

  • Curso intensivo com carga horária total de 120h
  • Mentoria on-line com o coordenador do curso e lives ao vivo com as maiores referências do país

  • Parcele em até 6x no cartão

  • Ganhe 10% de desconto no boleto bancário até a data de vencimento

Requisitos necessários

  • Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet

  • Navegadores de internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão

Compartilhe esse curso!

Avaliações

10 avaliações para Escuta Especializada

  1. Igor Gomes da Silva

    O curso de escuta especializada ofertado pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) em parceria com a Childhood e Equidade é uma formação de excelência voltado para os profissionais que atuam e/ou pretendem atuar na rede de proteção de crianças e adolescentes no Brasil. O material didático é exclusivo e conta com vídeo aulas, livros digitais, conteúdos complementares, palestras e eventos ao vivo com as maiores referências do país sobre o assunto. Recomendo!

  2. Emília Barros

    Muito completo os assuntos, com respaldo dos Profissionais que atuarão, haja vista a notoriedade de todos…
    Espero poder participar, sou Psicóloga e é exatamente do que preciso para complementar minha qualificação sobre o tema…
    Grata

  3. Janete Ferreira

    Este curso é muito necessário para a implementação da Lei 13.431/17, tendo em vista, o atendimento integrado no município de Camaçari -BA. Pretendo compartilhar meu aprendizado com toda a REDE de proteção.

  4. Alessandra Morais Pinheiro

    Vou ficar muito grata em fazer um curso de tamanha relevância.

  5. Cleide Santana de Barros Martins

    Já fiz a primeira formação e sei quanto é importante cada informação. Por esse motivo quero participar dessa nova etapa.

  6. Eliane Barragan

    Realizei o curso de Depoimento Especial recentemente, acredito que este curso de Escuta Especializada irá agregar conhecimento.

  7. Rita de Cássia Lang

    O curso superou minhas expectativas!

  8. Antônio Carlos Marques de Souza

    Eu já participei do curso. Muito bom. Amei! ❤️

  9. Márcia

    O curso é muito bom. Recomendo.

  10. Antonio Carlos Marques De Souza

    e de extrema importancia cada informaçao sobre esse assunto para poder realizar o nosso trabalho por esse motivo gostaria de participar.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *