INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Com o intuito de contribuir com a formação de profissionais qualificados para atuarem na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em todo o país, a Childhood Brasil em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil e a Equidade desenvolveram um curso inovador de escuta especializada focado no atendimento integrado e na implementação da Lei 13.431/17 na rede de proteção.

O curso foi elaborado pelas maiores referências nacionais sobre o assunto que atuaram diretamente no processo de concepção e implementação da Lei 13.431/17 (Escuta Especializada) e de sua regulamentação (Decreto 9.603/18). O curso é indicado a todos os profissionais que atuam e/ou pretendem atuar profissionalmente na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual, reduzindo assim, os índices de violência e revitimização. Em função da obrigatoriedade de implementação dos novos parâmetros em todo o país, esse curso abre uma nova perspectiva de atuação profissional que será demandada em todas as cidades do Brasil.

A violência praticada contra crianças e adolescentes e a revitimização. Marco normativo da escuta especializada. Sistema de garantia de direitos, redes de serviços e o atendimento integrado. Desenvolvimento infantil, diversidade sociocultural e suas implicações para a atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Tipos de escuta e a escuta especializada. Diretrizes para a integração dos serviços e parâmetros gerais para a implementação da escuta especializada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1 – A violência praticada contra crianças e adolescentes e a revitimização: conceitos de violência, caracterização e consequências da violência contra crianças e adolescentes, processos de revitimização na rede de proteção e no sistema de justiça.

UNIDADE 2 – Marco normativo da escuta especializada: Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Resolução No. 20/2005 da ECOSOC, a Lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018.

UNIDADE 3 – Sistema de Garantia de Direitos, Redes de Serviços e o Atendimento Integrado: diretrizes estabelecidas pela Lei 13.431/2017 e pelo Decreto 9.603/2018 para o atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

UNIDADE 4 – Desenvolvimento infantil, diversidade sociocultural e suas implicações para a atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência: recortes etários, fases do desenvolvimento infantil, diversidade de gênero, de etnia e as implicações dessas variáveis no processo de escuta especializada e depoimento especial.

UNIDADE 5 – Tipos de escuta e a escuta especializada: novos parâmetros utilizados na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência estabelecidos na Lei 13.431/2017 e no Decreto 6.903/2018.

CARGA HORÁRIA

120 horas/aula.

PÚBLICO-ALVO

Assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, advogados, conselheiros tutelares, professores e demais profissionais que atuam na rede de proteção dos municípios brasileiros.

Apresentação do curso de escuta especializada

Professores

Prof. Dr. Benedito Rodrigues

Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades Johns Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas. Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes. Estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. É diretor executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).

Itamar Batista Gonçalves

Pós-graduado em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e bacharel em Geografia, ambos pela Universidade São Paulo (USP). Atua na área de crianças e adolescentes desde 1986. Ingressou na Childhood Brasil em 2007 como gerente de advocacy. Dentre os trabalhos realizados na organização, destaca-se a coordenação da pesquisa Depoimento Sem Medo (?): Culturas e Práticas Não Revitimizantes e coautoria das publicações Escuta de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual – Aspectos Teóricos e Metodológicos e Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência Sexual – Metodologias para Tomada de Depoimento Especial. Atua como consultor e palestrante na área dos direitos da criança e do adolescente.

Gorete Vasconcelos

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social – PUC/SP, Especialista em Violência Doméstica – USP/SP, Psicologia Clínica – UNICAP/PE, Aprimoramento no CEARAS/ Faculdade de Medicina/USP, Gestão do 3º Setor – GESC/MBAs/USP, Bolsista do CNPQ (2005/2007). Membro Fundador: Movimento Social Pacto São Paulo Contra à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Cooperativa dos Psicólogos de PE/UNIPSICO, Centro de Estudos e Pesquisas de São Paulo/CEPESP; Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual -CEPARVS/FAFIRE, Sócia Fundadora da G&M Apoio a Projetos Sociais – ME. Foi consultora da Word Vision, Plan Brasil, Universidade de Brasília – UNB, Childhood Brasil (durante 05 anos), CRAMI/ABC, Ministério do Turismo /MTUR, Gol de Letras, Fundação Orsa, Fundação ARCOR.

Diferenciais

  • Curso 100% online, assista quando e onde quiser

  • Professores mestres, doutores e referências nacionais sobre o assunto

  • Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) válido em todo o território nacional

  • Curso intensivo com carga horária total de 120 horas

  • Mentoria on-line com o coordenador do curso e lives ao vivo com as maiores referências do país

  • Parcele em até 6x no cartão

  • Ganhe 10% de desconto no boleto bancário até a data de vencimento

Requisitos necessários

  • Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet

  • Navegadores de internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão

Compartilhe esse curso!

Avaliações

6 avaliações para Escuta Especializada

  1. Igor Gomes da Silva

    O curso de escuta especializada ofertado pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) em parceria com a Childhood e Equidade é uma formação de excelência voltado para os profissionais que atuam e/ou pretendem atuar na rede de proteção de crianças e adolescentes no Brasil. O material didático é exclusivo e conta com vídeo aulas, livros digitais, conteúdos complementares, palestras e eventos ao vivo com as maiores referências do país sobre o assunto. Recomendo!

  2. Emília Barros

    Muito completo os assuntos, com respaldo dos Profissionais que atuarão, haja vista a notoriedade de todos…
    Espero poder participar, sou Psicóloga e é exatamente do que preciso para complementar minha qualificação sobre o tema…
    Grata

  3. janete ferreira

    muito necessário para bom desenvolvimento deste serviço em nosso município em Camaçari, compartilhar com toda REDE aprendizado

  4. Alessandra Morais Pinheiro

    Vou ficar muito grata em fazer um curso desse tamanho
    Obgda

  5. Cleide Santana de Barros Martins

    Já fiz a primeira formação e sei quanto é importante cada informação. Por esse motivo quero participar dessa nova etapa.

  6. Eliane Barragan

    Realizei o curso de Depoimento Especial recentemente, acredito que este curso de Escuta Especializada irá agregar conhecimento.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *