INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais das áreas jurídica e psicossocial para a aplicação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), conforme estabelecido pela Lei 13.431/2017, Decreto 9.603/2018 e Resolução CNJ 299/2019. A metodologia do curso é pautada no “Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência”. Serão abordados os principais conceitos e técnicas de entrevista forense, com foco no atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.
EMENTA
Introdução à entrevista forense, principais protocolos existentes e o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF) referendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Marco normativo do depoimento especial e aspectos jurídicos da entrevista forense com crianças e adolescentes. Fundamentos sociopsicológicos da entrevista investigativa com crianças e adolescentes: teorias de memória, formas de acesso, desenvolvimento infantil. Etapas da entrevista forense: preparação, introdução, rapport, estabelecimento de regras, prática narrativa, diálogos sobre a família, descrição do evento, exploração de detalhes, perguntas adicionais, interação com a sala de audiência e encerramento. Práticas e experiências em entrevista forense com crianças e adolescentes. Simulações de entrevista forense. Discussão de casos práticos. A importância da equipe multidisciplinar no atendimento às vítimas de violência no acompanhamento das vítimas após a interação com os sistemas de segurança e de justiça.
CARGA HORÁRIA
80 horas.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, advogados, policiais, profissionais do sistema de justiça, profissionais do sistema de segurança, peritos, juízes, promotores, defensores públicos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, professores, profissionais da saúde e demais profissionais que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e adolescente interessados em aprofundar sobre as técnicas do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF).
PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso de Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense é necessário que o estudante esteja matriculado ou ter concluído o Curso de Depoimento Especial ofertado pela Universidade Corporativa do Brasil, ou formação equivalente.
METODOLOGIA
O curso será realizado em formato online na plataforma virtual de aprendizagem, materiais em vídeo e leituras complementares que serão disponibilizados na plataforma educacional da Universidade Corporativa do Brasil. As aulas terão enfoque teórico e prático, exercícios e dinâmicas em grupo para fixação do conteúdo. Serão utilizados estudos de caso e simulações de violências praticadas contra crianças e adolescentes vítimas de violências para fins de reflexão e de aplicação prática do PBEF por parte dos participantes. Na plataforma EAD há diversidade de recursos didáticos para atender aos diferentes perfis de aprendizagem dos estudantes (vídeo aulas, animações, simulações, livros digitais, apresentações em Power Point, conteúdo interativo, infográficos e atividades avaliativas).
Mentorias: também realizamos mentorias com os professores e/ou coordenador do curso para discutir dúvidas e questões práticas sobre o PBEF. Também são realizados esporadicamente eventos on-line e/ou aulas ao vivo para aprofundamento do tema.
Atendimento exclusivo: para um atendimento diferenciado ao estudante, há suporte técnico (plataforma EAD, e-mail, site, redes sociais, WhatsApp Business) e apoio institucional aos parceiros (em casos de turmas corporativas) na elaboração de relatórios gerenciais mensais para o acompanhamento do desempenho dos estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 | Introdução ao Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF)
- Marco normativo do depoimento especial e aspectos jurídicos da entrevista forense com crianças e adolescentes.
- Principais protocolos existentes: Entrevista Cognitiva, NICHD, NCAC.
- Processo de elaboração e validação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF)
- Referendo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Módulo 2 | Fundamentos sociopsicológicos da entrevista investigativa
- Compreensão da tarefa de testemunhar
- Teorias de memória, formas de acesso, desenvolvimento infantil.
- Tipologia de perguntas e narrativas para entrevista forense
Módulo 3 | Estágio 1: construção do vínculo
- Etapas iniciais (introdução, rapport e estabelecimento de regras
- Prática narrativa e diálogos sobre família.
Módulo 4 | Estágio 2: parte substantiva
- Etapas: transição, descrição narrativa, seguimento e detalhamento.
- Interação com a sala de audiência ou sala de observação, estratégias de transformação de perguntas da sala de audiência e fechamento.
Módulo 5 | Aspectos práticos da entrevista forense
- Atividades práticas com estudos de caso e roleplay;
- Projeção de entrevistas simuladas;
- Exercícios práticos: orientações e devolutivas;
- A importância da equipe multidisciplinar no atendimento às vítimas de violência;
- Cuidando do cuidador: dicas para prevenção do adoecimento psíquico dos profissionais que atuam na entrevista forense.
Professores
Prof. Dr. Benedito Rodrigues
Coordenador acadêmico
Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades John Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação stricto sensu. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas; Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes; estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. Diretor Executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).
Prof. Dr. Reginaldo Torres Alves Jr.
Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) com estágio doutorado financiado pela CAPES na University of Alabama (EUA) em 2012 na área de entrevistas forenses com crianças vítimas de violência. Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Analista Judiciário na área de Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica, avaliações psicossociais para o contexto judicial, entrevistas forenses, avaliação do abuso sexual infantil.
Diferenciais
Curso 100% on-line com mentorias ao vivo com os autores do PBEF;
Professores mestres e doutores que são referências nacionais no assunto e pesquisadores responsáveis pela elaboração do PBEF;
Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp) válido em todo o território nacional;
Curso intensivo com carga horária total de 80h
Acesso exclusivo aos materiais complementares na plataforma educacional;
Parcele o valor do curso em até 6x sem juros no cartão de crédito;
Ganhe desconto no Pix /boleto bancário;
Aceitamos demandas de formação de empresas públicas e privadas para turmas corporativas. Entre em contato conosco por WhatsApp: (61) 99800-5901.
Requisitos necessários
Estar matriculado ou ter concluído o Curso de Depoimento Especial;
- Conhecimentos prévios sobre Direitos da Criança e do Adolescente;
Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet
Navegadores de internet: Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão.
Neyvanara da Silva Ferreira –
O protocolo consiste em um método para facilitar a escuta protegida sobre alegações de violência contra crianças e adolescentes perante as autoridades.
Magnólia dos Santos Vieira –
Um material bastante atrativo, com informações super importantes para nossa classe de profissionais que trabalhamos em prol da garantia de direitos de todos, inclusive das crianças e adolescentes vitimas de violência.
Ana Cristina Mendonça Vasconcelos Galina –
Gostei bastante.