INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Este curso tem por objetivo formar profissionais para atuarem na capacitação em escuta especializada na rede de proteção de seus respectivos municípios. Provê instrumentais teóricos e práticos para a formação de multiplicadores qualificados para realização de cursos e treinamentos em escuta especializada. Utiliza a triangulação de metodologias de ensino-aprendizagem com o domínio técnico do conteúdo por meio da construção do papel do multiplicador, mediante o uso de metodologias ativas e a formação na ação por meio de técnicas de desenho de curso, docência, supervisão, avaliação e retroalimentação das aulas práticas, utilizando metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, bem como, a revisão por pares.

EMENTA

O papel do multiplicador na capacitação em escuta especializada. Fundamentos psicopedagógicos no ensino de adultos. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Desenho e implementação de cursos de escuta especializada. Atividades práticas de docência em curso piloto de escuta especializada. Feedback, mentoria e avaliação por pares para melhoria da performance no ensino dos parâmetros da escuta especializada para a rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências. Análise de estudo de casos reais de violências praticadas contra crianças e adolescentes à luz da Lei 13.431/17 e do Decreto Lei 9.603/18.

CARGA HORÁRIA

20 horas/aula

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência com formação em escuta especializada que atuam ou pretendem atuar como professor(a), facilitador(a) ou tutor(a) em cursos de escuta especializada em seus respectivos municípios.

PRÉ-REQUISITOS

Para a realização do curso de formação de multiplicadores é necessário que o estudante tenha concluído o curso de “Escuta Especializada” ofertado pela Universidade Corporativa do Brasil, ou formação equivalente, com carga horária mínima de 120 horas.

METODOLOGIA

O curso será realizado “ao vivo” em 5 encontros quinzenais com transmissão on-line. Cada encontro terá duração de 4 horas, totalizando 20 horas/aula. As aulas serão dialogadas, com a apresentação das principais metodologias de ensino utilizadas em cursos presenciais, on-line e nas mentorias. Haverá atividades práticas para a elaboração de uma proposta de curso de escuta especializada e a condução de uma aula/curso protótipo que será avaliada pelo professor/mentor e pelos pares.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1 – Práticas de implementação da Lei 13.431/17 e do Decreto 9.603/18 na rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências. Orientações sobre os fluxos de atendimento integrado para multiplicadores. Duração: 4 horas.

MÓDULO 2Metodologias ativas e o papel do multiplicador. Sinopse das principais correntes pedagógicas. Conceito de metodologias ativas e sua aplicação no contexto da formação de profissionais da rede de proteção. Tendências pedagógicas e metodológicas para o ensino presencial e on-line. Revisão das pedagogias utilizadas no curso de escuta especializada à luz das teorias pedagógicas e metodologias ativas. Reflexão sobre o papel do professor, atributos e requisitos técnicos necessários para o desempenho da função de multiplicador.

MÓDULO 3Desenho e implementação do curso de escuta especializada. Orientações técnicas para o planejamento e implementação de cursos referentes à Lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018. Fundamentos teóricos e pedagógicos para o curso de escuta especializada. Definição das metodologias mais apropriadas para o ensino, acompanhamento e avaliação do desempenho dos estudantes no curso. Mentorias especializadas para assessorar no desenho e na implementação de um curso/aula piloto a ser ofertado para os profissionais da rede de proteção de seu respectivo município. Atividade prática: análise técnica das propostas de cursos de escuta especializada elaboradas pelos grupos de trabalho.

MÓDULO 4Atividade prática de docência e supervisão de uma aula/curso piloto. Orientações práticas para o início das atividades pedagógicas. Acompanhamento da didática dos professores na condução do curso piloto. Intervenções, retroalimentação e feedback para os formadores ao final de cada dia de curso e técnicas de avaliação geral do curso com os formadores.

MÓDULO 5Revisão por pares: aspectos teóricos e práticos. Revisão das teorias e da metodologia da revisão por pares. Atividades práticas com a análise de um estudo de caso real de escuta especializada realizada por dois atores do Sistema de Garantia de Direitos: Conselho Tutelar e Escola, por exemplo. As oficinas serão supervisionadas por um mentor e conduzidas pelos formadores.

Professores

Prof. Dr. Benedito Rodrigues

Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades Johns Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas. Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes. Estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. É diretor executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).

Dr. Juarez Moreira

Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2018). Mestre em Educação na área de concentração em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993). Especialista em Performance do Treinamento Desportivo (UGF). Especialista em Teorias Crítica e Educação (UNIMEP). Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais (UCB). Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Tecnologia e Formação Continuada de Professores. Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Didática, Planejamento, Avaliação (Formação e Prática Docente), Metodologias Inovadoras do Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Teorias e Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa Científica, Corporeidade e Ludicidade.

Me. Igor Gomes da Silva

Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), especialista em Gestão de Pessoas e Equipes, especialista em Inovação e Competitividade pela University of Miami, mestre em Marketing pelo Emerson College, USA. Desenvolve atividades de gestão, ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Empreendedorismo, Inovação e Marketing. Atua como professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação. Como consultor, participa de projetos nacionais e internacionais em renomadas organizações como Sebrae Nacional, Organização das Nações Unidas (ONU), UNESCO, Empresa Brasil de Comunicação, Salesianos. Atualmente ocupa o cargo de Reitor da Universidade Corporativa do Brasil.

Diferenciais

  • Curso com aulas ao vivo, assista onde quiser

  • Professores mestres, doutores e referências nacionais sobre o assunto

  • Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) válido em todo o território nacional

  • Curso intensivo com carga horária total de 20h
  • Parcele em até 6x no cartão

Requisitos necessários

  • Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet

  • Navegadores de internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão

Compartilhe esse curso!

Avaliações

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Formação de multiplicadores”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *