Notícias

Prefeitura de Fortaleza capacita profissionais da rede de proteção na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violências

Publicado em 09/08/2023

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2023, a Casa da Infância, localizada na Rua João Tomé 261, Monte Castelo, Fortaleza – CE, foi palco de um evento de grande relevância para profissionais que atuam na área de proteção e assistência à infância e adolescência. O curso intitulado “Prática da Escuta Especializada” reuniu diversos especialistas e profissionais da cidade, promovendo um espaço de aprendizado e discussão sobre as melhores práticas no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.

O curso foi uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). O curso foi realizado em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil, Equidade e Childhood Brasil. Com proposta metodologia exclusiva, o curso proporcionou aos participantes uma imersão nas questões práticas relacionadas à escuta especializada.

A programação do primeiro dia, 7 de agosto, foi marcada por palestras e atividades práticas ministradas pelo renomado Prof. Dr. Benedito Rodrigues dos Santos. As atividades práticas incluíram simulações de casos de revelação espontânea, casos de suspeita e de flagrante delito, com a participação das equipes envolvidas.

No segundo dia, 8 de agosto, o foco foi nos fluxos de atendimento integrado na rede de proteção, conforme previsto na Lei 13.431/17 e no Decreto 9.603/18. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre os procedimentos que devem ser seguidos para garantir o atendimento adequado e eficiente na rede de proteção, no sistema de segurança e de justiça.

Uma roda de conversa sobre os fluxos de atendimento específicos da cidade de Fortaleza, trouxe uma abordagem prática e contextualizada para os participantes. Além disso, a mentoria sobre estratégias para a construção desses fluxos de atendimento se mostrou valiosa para todos os envolvidos.

A cerimônia de formatura, no dia 8 de agosto, encerrou o evento com a entrega dos certificados aos participantes. O Prof. Dr. Benedito Rodrigues dos Santos expressou sua satisfação em relação ao comprometimento e interesse demonstrado pelos profissionais que participaram do curso, ressaltando a importância de capacitações como essa para aprimorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O curso “Prática da Escuta Especializada” reforçou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em promover a formação contínua dos profissionais que atuam na área da infância e adolescência, visando a construção de uma rede de proteção cada vez mais eficaz e sensível às necessidades desses grupos.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo

Postagens relacionadas

  • Notícias

    07/02/2024

    Saiba mais
  • Notícias

    26/10/2023

    Saiba mais
  • Notícias

    13/05/2023

    Saiba mais

Leave A Comment