Notícias

Prefeitura avança na implementação da escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas de violência

Publicado em 09/08/2021

Nesta última quinta-feira (05/08/21), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou o curso de Escuta Especializada de crianças e adolescentes para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselheiros tutelares, conselheiros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e representantes das instituições não governamentais que atuam na área.

Realizado em parceria com a ChildHood Brasil, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp) e Instituto Equidade, o curso foi disponibilizado para 80 pessoas e terá carga horária de 120 horas, em cinco módulos online, com encerramento em 15 de outubro de 2020.

Na abertura do evento, que também teve as participações do consultor da Childhood Brasil, Benedito Silva, e do coordenador da Ucorp, Igor Gomes da Silva, o secretário da Semdes, Michael Farias, fez um breve relato sobre o histórico de implementação da Lei 13.431/17 em Vitória da Conquista, que culminará com a inauguração, no dia 17 de agosto, do primeiro Complexo de Escuta Protegida da região Nordeste.

“Depois da implantação do comitê, criação dos protocolos e fluxos e início esta semana dos cursos de Depoimento Especial e Escuta Especializada, nós estamos prontos para iniciar uma nova lógica no atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no município”, ressaltou Michael, que agradeceu a parceria da ChildHood Brasil, que esteve com a Prefeitura desde o início do processo.

O advocacy da ChildHood Brasil, Itamar Batista, lembrou a todos, que este é o segundo curso realizado pela organização em Conquista. “O primeiro, nos trouxe esta parceria que culminou na cooperação técnica que possibilitou a idealização do Complexo de Escuta Protegida. Estamos muito felizes em colaborar com mais este momento”, destacou Itamar.

O oficial de proteção do Unicef de Recife, Augusto Lepre, lembrou que a entidade está envolvida com a Lei da Escuta desde a elaboração do anteprojeto e que Vitória da Conquista é pioneira neste processo de implementação. “O Município é uma liderança junto com seus parceiros na concretização desta Lei. A gente tem essa honra em poder acompanhar esse processo liderado por vocês”, enfatizou Augusto.

Para a presidente do Comdica, Leda Freitas, mais uma vez o município se destaca na área da criança e do adolescente e acrescentou: “participar deste curso será um grande aprendizado. Estamos felizes pela entrega do Complexo de Escuta Protegida, que irá garantir a proteção de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Parabenizo a prefeitura pela iniciativa e agradeço o convite aos conselheiros para participação do curso”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – BA

Compartilhe esse conteúdo

Postagens relacionadas

  • Notícias

    07/02/2024

    Saiba mais
  • Notícias

    26/10/2023

    Saiba mais
  • Notícias

    09/08/2023

    Saiba mais

Leave A Comment