Notícias

Para atender casos de violência sexual, servidores municipais de Hortolândia (SP) participam de curso de “Escuta Especializada”

Publicado em 10/01/2022

Formação disponibilizada pela Escola de Gestão da Prefeitura visa preparar funcionalismo para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

A fim de capacitar servidores municipais a atender, de maneira apropriada, casos de violência sexual infantojuvenil (física, psicológica, sexual, institucional e negligência), a Prefeitura de Hortolândia (SP) promove curso online de formação sobre os novos parâmetros para a “escuta especializada”, voltado a integrantes da rede de proteção de crianças e adolescentes, conforme preconizado pela Lei Federal 13.431/17. A formação disponibilizada gratuitamente pela EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia) é ministrada por profissionais da UCORP (Universidade Corporativa do Brasil) e Childhood Brasil, beneficiando, inicialmente, 12 profissionais desta rede de proteção, lotados em cinco secretarias municipais: Educação, Ciência e Tecnologia; Segurança; Governo/CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); Saúde e Inclusão e Desenvolvimento Social. Em setembro deste ano, Hortolândia criou, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois outros documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”.

De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, a formação tem como objetivo qualificar profissionais que atuam diretamente no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências no município, dentre eles conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, advogados e professores. O curso online possui carga horária de 120 horas, divididas em dois módulos. A formação conta com aulas gravadas e mentoria online com o coordenador do curso, além de lives com professores convidados e especialistas sobre o tema. O investimento feito pela Administração Municipal nesta formação é de R$ 13,8 mil.

Com carga horária de 120 horas/aula, o módulo 1 já está em andamento e tem até 90 dias para conclusão; o módulo 2, com 20h/aulas, é voltado à formação de multiplicadores e seguirá três linhas de construção de conhecimento: o papel do multiplicador – que não é o mero transmissor de conhecimento, mas o que refletirá e levará a formação para outras pessoas; treinamento em ação – os futuros multiplicadores vão adaptar os conhecimentos adquiridos no curso online para a realidade dos atendimentos dos servidores de Hortolândia; supervisão por pares – instituindo supervisões para discutir casos concretos, para orientação e troca de experiências de como agir em cada caso.

“O curso tem o intuito de contribuir na implementação dos novos parâmetros para a escuta especializada e os fluxos de atendimento integrado, a fim de evitar a revitimização de crianças e adolescentes na rede de proteção e no sistema de justiça”, afirma a diretora da Escola de Gestão, Priscila Langner Domingues.

Com informações e fotos da Prefeitura de Hortolândia (SP)

Compartilhe esse conteúdo

Postagens relacionadas

  • Notícias

    07/02/2024

    Saiba mais
  • Notícias

    26/10/2023

    Saiba mais
  • Notícias

    09/08/2023

    Saiba mais

Leave A Comment