Notícias

Childhood Brasil firma parceria para criação de curso de escuta especializada no atendimento de vítimas de violência sexual

Publicado em 15/07/2021

Iniciativa é conduzida pela Universidade Corporativa do Brasil e visa promover o atendimento integrado no combate à revitimização de crianças e adolescentes

A Childhood Brasil, instituição fundada pela Rainha Silvia da Suécia, firmou acordo de cooperação técnica para construção de um curso on-line de “Escuta Especializada na Rede de Proteção”. A iniciativa será conduzida pela Universidade Corporativa do Brasil e a Equidade Brasil, e tem como o objetivo ampliar as oportunidades de qualificação de profissionais que atuam no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violências em todo o país.

O curso é 100% on-line e possui carga horária de 120 horas, divididas em cinco módulos. A formação conta com aulas gravadas e mentoria on-line com o coordenador do curso e lives com pesquisadores do tema. O público-alvo são todos os agentes que atuam na Rede de Proteção, como conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, advogados e professores.

“Implantar a Lei da Escuta Protegida significa promover os direitos e assegurar a não revitimização de crianças e adolescentes. Esse esforço tem potencial para uma incidência estrutural no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes, porque resultará em qualidade na oferta dos serviços prestados pela Rede de Proteção e na efetiva responsabilização dos autores de violência”, ressalta Itamar Gonçalves, gerente de Advocacy da Childhood Brasil.

Segundo levantamento com base no Disque 100, a cada 15 minutos uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual no Brasil. A violência sexual é a 4ª violação contra meninos e meninas mais registrada pelo Disque Denúncia.

O curso tem como foco promover o atendimento integrado e a implementação da Lei 13.431/17 na rede de proteção para combater a revitimização de meninos e meninas. Pela parceria, a Universidade Corporativa do Brasil destinará parte dos recursos para a Childhood Brasil, que por sua vez continuará investindo em projetos que visem a implementação da Lei 13.431/17 na sua integralidade.

A Childhood Brasil atuou diretamente na elaboração e mobilização para aprovação da Lei 13.431/2017, que estabelece novos parâmetros para a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, em especial a violência sexual. Além disso, estabelece e orienta a criação de Centros de Atendimento Integrado, que contarão com equipes multidisciplinares e capacitadas para oferecer aos meninos e meninas os cuidados e proteção adequados a esta situação de fragilidade.

SERVIÇO

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhoodbrasil.org.br

Compartilhe esse conteúdo

Postagens relacionadas

  • Notícias

    07/02/2024

    Saiba mais
  • Notícias

    26/10/2023

    Saiba mais
  • Notícias

    09/08/2023

    Saiba mais

Leave A Comment