Notícias
FALM contribui com o fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara (AM)
Publicado em 31/12/2021
O município de Itacoatiara (AM) deu um passo importante para a implantação da Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima de violência. Quarenta e seis profissionais que integram a Rede de Proteção municipal concluíram, no dia 16 de dezembro, o Curso de Escuta Especializada ofertado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM).
O curso foi desenvolvido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) e integra os esforços que a FALM tem empreendido no munícipio, desde 2019, em parceria com Childhood Brasil para fortalecer a rede de proteção local, auxiliando na prevenção e no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.
Foram 120 horas de treinamento on-line que abordaram, entre outros temas, as técnicas e ferramentas teóricas para preservar a integridade física e emocional da criança e do adolescente vítima de violência, evitando a revitimização e a ampliação do sofrimento todas as vezes que precisam reviver o fato da violência em si.
A iniciativa é inovadora e a analista de projetos da FALM em Itacoatiara, Mirian Viana, reforça que a conclusão do curso é a primeira etapa para que a Escuta Especializada seja de fato implementada no município. “A partir do ano que vem, com os profissionais formados, vamos colocar em prática todo o conhecimento adquirido para elaborar e efetivar os fluxos e protocolos de atendimento para a escuta de crianças e adolescentes conforme a legislação”, completa Mirian.
Entre os profissionais que concluíram a formação está o conselheiro tutelar Alacidy Silva. “Foi uma experiência riquíssima, é essencial termos esse conhecimento técnico para aprimorarmos o nosso trabalho e garantir um atendimento humanizado à criança e ao adolescente do município de Itacoatiara”, conta o conselheiro.
Com informações e fotos da Falm