INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O Curso de Formação de Multiplicadores é uma iniciativa que visa capacitar profissionais para atuarem como agentes de capacitação em escuta especializada e/ou depoimento especial em seus respectivos municípios. O curso oferece uma sólida base teórica e prática, desenvolvendo multiplicadores altamente qualificados capazes de ministrar cursos e treinamentos. Utilizando abordagens pedagógicas inovadoras e técnicas de ensino-aprendizagem pautadas em tecnologias educacionais e metodologias ativas, o programa busca aprofundar o domínio técnico do conteúdo e a construção do papel do multiplicador. Isso é alcançado por meio da integração de metodologias de ensino-aprendizagem, além de abranger tópicos como design de cursos, docência, supervisão, avaliação e retroalimentação de aulas práticas.
EMENTA
O papel do multiplicador na capacitação em escuta especializada e/ou depoimento especial. Fundamentos psicopedagógicos no ensino de adultos. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Desenho e implementação de soluções educacionais. Atividades práticas de docência em projeto educacional piloto. Feedback, mentoria e avaliação por pares para melhoria da performance no ensino dos parâmetros da Lei da Escuta Protegida para a rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências. Análise de estudo de casos reais de violências praticadas contra crianças e adolescentes à luz da Lei 13.431/17 e do Decreto Lei 9.603/18. Dicas práticas para design instrucional, marketing, precificação e venda dos cursos.
CARGA HORÁRIA
20 horas/aula (10 encontros semanais ao vivo)
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência com formação em escuta especializada e/ou depoimento especial que atuam ou pretendem atuar como professor(a), facilitador(a) ou tutor(a) em cursos sobre a Lei da Escuta Protegida seus respectivos municípios.
PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso de formação de multiplicadores é necessário que o estudante esteja matriculado ou tenha concluído o curso de “Escuta Especializada e/ou Depoimento Especial” ofertado pela Universidade Corporativa do Brasil e Equidade, com carga horária mínima de 100 horas.
METODOLOGIA
O curso será realizado “ao vivo” em 10 encontros semanais com transmissão on-line. Cada encontro terá duração de 2 horas, totalizando 20 horas/aula. As aulas serão dialogadas, com a apresentação das principais metodologias de ensino utilizadas em cursos presenciais, on-line e nas mentorias. Haverá atividades práticas para a elaboração de uma proposta de uma solução educacional e a condução de uma aula/curso protótipo que será avaliada pelo professor/mentor e pelos pares.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1: Lei da Escuta Protegida como instrumento de proteção de crianças e adolescentes (4 horas)
- Compreensão da Lei 13.431/17 e do Decreto 9.603/18 na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.
- Orientações práticas para o atendimento integrado na rede de proteção.
- O papel essencial do multiplicador na disseminação dos conhecimentos de escuta especializada e/ou depoimento especial.
- Trabalho em grupo para criar propostas de soluções educacionais, considerando as melhores práticas pedagógicas e experiências anteriores.
MóÓDULO 2: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais (4 horas)
- Apresentação das metodologias ativas e tecnologias educacionais para o ensino de adultos.
- Análise das principais correntes pedagógicas e sua aplicação na formação de profissionais da rede de proteção.
- Reflexão sobre o papel do professor e os requisitos técnicos para o ensino eficaz.
MÓDULO 3: Desenho e Implementação de soluções educacionais (4 horas)
- Estratégias para criar e estruturar soluções educacionais (cursos, eventos, palestras, workshops, webinários etc.) de escuta especializada, considerando aspectos pedagógicos e práticos.
- Diretrizes para o planejamento e implementação de soluções educacionais conforme a legislação vigente.
- Mentorias especializadas para desenvolver uma solução educativa para a rede de proteção local.
MÓDULO 4: Apresentação e Feedback de Propostas (4 horas)
- Apresentação das propostas pedagógicas das soluções educacionais.
- Feedback e avaliação entre pares para melhorar a qualidade e alinhamento com as necessidades locais.
MÓDULO 5: Prática de Docência e Estratégias de Divulgação (4 horas)
- Condução prática de uma aula/apresentação piloto da solução educacional proposta.
- Uso de feedback, mentoria e avaliação entre pares para aprimorar a prática docente.
- Dicas práticas para promover, precificar e comercializar os cursos de forma eficaz.
Professores
Prof. Dr. Benedito Rodrigues
Coordenador acadêmico
Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades John Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação stricto sensu. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas; Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes; estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. Diretor Executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).
Dr. Juarez Moreira
Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2018). Mestre em Educação na área de concentração em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993). Especialista em Performance do Treinamento Desportivo (UGF). Especialista em Teorias Crítica e Educação (UNIMEP). Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais (UCB). Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Tecnologia e Formação Continuada de Professores. Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Didática, Planejamento, Avaliação (Formação e Prática Docente), Metodologias Inovadoras do Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Teorias e Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa Científica, Corporeidade e Ludicidade.
Me. Igor Gomes da Silva
Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), especialista em Gestão de Pessoas e Equipes, especialista em Inovação e Competitividade pela University of Miami, mestre em Marketing pelo Emerson College, USA. Desenvolve atividades de gestão, ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Empreendedorismo, Inovação e Marketing. Atua como professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação. Como consultor, participa de projetos nacionais e internacionais em renomadas organizações como Sebrae Nacional, Organização das Nações Unidas (ONU), UNESCO, Empresa Brasil de Comunicação, Salesianos. Atualmente ocupa o cargo de Reitor da Universidade Corporativa do Brasil.
Diferenciais
Curso com aulas ao vivo, assista onde quiser
Professores mestres, doutores e referências nacionais sobre o assunto
Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) válido em todo o território nacional
- Curso intensivo com carga horária total de 20h
Parcele em até 6x no cartão
Requisitos necessários
Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet
- Navegadores de internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão
Andreia Aparecida Alves Machado –
Excelente
Andreia Aparecida Alves Machado –
Muito Bom