INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Este curso é sobre o depoimento especial de crianças e de adolescentes. O seu conteúdo é fundamentado nos princípios e diretrizes preconizados na Lei 13.431/17, no Decreto 9.603/18 e na Resolução CNJ 299, de 2019. Em nossa abordagem metodológica, o depoimento especial mais do que um procedimento jurídico é concebido neste curso, como estratégia de prevenção de vitimização secundária nos sistemas de segurança e de justiça.
O seu objetivo é propiciar aos alunos um conhecimento aprofundado sobre os aspectos teóricos e práticos do depoimento especial. Ao final do curso, o estudante será capaz de reconhecer os fundamentos legais do depoimento especial, identificar os seus procedimentos e fluxos, bem como, identificar os protocolos de entrevista forense utilizados para a tomada de depoimento.
Além de orientações práticas, estudos de caso e materiais exclusivos, o curso também exibirá uma entrevista simulada de sessão de depoimento especial em sede de antecipação de provas, para que o estudante possa visualizar cada uma das etapas e metodologias utilizadas.
O curso tem formato dinâmico e híbrido que incluí leituras de referência, livros, apresentações, infográficos, vídeo aulas, aprendizagem colaborativa, networking, aulas gravadas e/ou ao vivo com as maiores referências do país sobre este assunto, que participaram ativamente da elaboração e implementação da Lei 13.431/17 no Brasil.
EMENTA
Fundamentos da Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017). Revitimização de crianças e adolescentes no sistema de segurança e de justiça. Introdução ao depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de violência no marco da Lei 13.431/2017 e do Decreto 6.903/2018. Especificidades, diferenças e complementariedades entre depoimento especial e escuta especializada. Marco normativo do depoimento especial. Diretrizes para realização do depoimento especial em unidades de investigação policial. Práticas de depoimento especial no Poder Judiciário. O papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na proteção da criança e do adolescente no depoimento especial em sede de antecipação de provas. Protocolos de entrevista forense utilizados para tomada de depoimento especial, com destaque para o Protocolo de Entrevista Forense do National Children’s Advocacy Center – NCAC, que deu origem ao Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense. Cuidado com as crianças e adolescentes vítimas de violência e com os profissionais que atuam na escuta protegida. Simulação de depoimento especial. Orientações práticas de aplicação do depoimento especial. Tópicos especiais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 – Marco Normativo do Depoimento Especial
Módulo 2 – O Depoimento Especial nas unidades de Segurança Pública
Módulo 3 – O Poder Judiciário e o Depoimento Especial
Módulo 4 – O Papel do Ministério Público
Módulo 5 – O Papel da Defensoria Pública
Módulo 6 – Os diversos protocolos de entrevista
Módulo 7 – A preparação da equipe e da criança/adolescente para o Depoimento Especial e o acompanhamento pós-depoimento
Módulo 8 – Cuidando dos profissionais que escutam crianças e adolescentes vítimas de violência
CARGA HORÁRIA
100 horas
DURAÇÃO
60 dias
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, advogados, policiais, profissionais do sistema de justiça, profissionais do sistema de segurança, peritos, juízes, promotores, defensores públicos, conselhos tutelares, assistentes sociais, professores, profissionais da saúde, equipes do CRAS, CREAS e demais profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes interessados em aprofundar sobre a aplicação do depoimento especial e sua interrelação com a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violências.
Professores
Prof. Dr. Benedito Rodrigues
Coordenador acadêmico
Professor, pesquisador e consultor internacional em temas relacionados aos Direitos da Criança e da Juventude. Possui mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley (2002), pós-doutorado pelas universidades John Hopkins (2005) e da Califórnia em Los Angeles (2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Programa de pós-graduação stricto sensu. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, Canadá. Sua linha de pesquisa é cultura contemporânea e relações humanas. Seus temas de pesquisa são: cidadania, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas públicas; Poder, alteridade e formas de violência contra crianças e adolescentes; estudos históricos e psicoantropológicos da infância e da adolescência e processos de construções/negociações identitárias. Possui expertise em estudos etnográficos comparativos entre Brasil e Estados Unidos. Tem realizado consultorias de longa duração para organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil. Diretor Executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA).
Diferenciais
Curso dinâmico, com vídeo aulas e aulas on-line ao vivo.
Professores mestres, doutores e referências nacionais sobre o assunto
- Certificado emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp) válido em todo o território nacional
Curso intensivo com carga horária total de 100h
Mentoria on-line com o coordenador do curso e/ou eventos ao vivo com a participação das maiores referências do país
Parcele o valor do curso em até 6x sem juros no cartão de crédito
Ganhe desconto no Pix /boleto bancário
Aceitamos demandas de formação de empresas públicas e privadas para liberação do sistema
Requisitos necessários
Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet
- Navegadores de internet Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari em sua última versão
Flávia Rios –
Muito bom! Profissionais excelentes.
Vanessa Santos –
O conteúdo parece ser muito rico em informações, será muito importante para me agregar conhecimento
Elizete Rodrigues de Oliveira –
A grade curricular está muito boa
Ana –
Boa tarde!Show o estudo!Com um bom entendimento para se colocar em prática.
MARIA DE FÁTIMA SANTOS BRAGA FERREIRA –
O conteúdo é rico e com excelentes profissionais